Como escolho o teste de proficiência certo em inglês?
CEFR, TOEFL, TOEIC e mais
Este artigo tem como objetivo ajudá-lo a escolher o exame de proficiência em inglês que melhor atende às suas necessidades. Pode ser confuso saber qual teste de inglês fazer, e é por isso que este artigo fornece uma visão geral detalhada de cada um dos exames de proficiência em inglês mais populares.
Este também foi um episódio do podcast English with Andrea, então fique à vontade para ouvir enquanto você lê.
How do I choose the right English proficiency exam? CEFR, TOEFL, TOEIC & more
Os testes de proficiência sobre os quais falaremos hoje são CEFR, CAMBRIDGE, GMAT, TOEFL, TOEIC e IELTS. Veremos o sistema de avaliação e pontuação de cada um desses testes, junto com quem deve realizá-los.
CEFR
O Common European Framework of Reference for Languages ou Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR) é um teste de proficiência internacional que avalia as competências linguísticas em todas as línguas da União Europeia, incluindo o inglês. O CEFR pertence ao Conselho da Europa e avalia as habilidades aplicáveis a qualquer idioma. É um teste inicialmente reconhecido na Europa e agora em todo o mundo. Cambridge Assessment English também é uma parte importante do desenvolvimento do CEFR.
Este teste vem em 39 versões de idiomas diferentes. Sua modalidade online BULATS (Business Language Test Service) pode ser realizada na versão presencial. Certifique-se de procurar um centro em sua cidade que esteja autorizado a supervisionar o teste. As habilidades avaliadas neste teste são fala, compreensão auditiva, leitura e escrita.
Uma pontuação CEFR é atribuída em uma escala de seis pontos (A1, A2, B1, B2, C1 e C2). A escala A refere-se aos níveis inicial e básico. A escala B refere-se a um nível mediano de compreensão da língua. A escala C indica proficiência no idioma e geralmente é o nível solicitado pelas instituições para os alunos que desejam fazer intercâmbio. Existem três categorias de classificações, desde A1 para iniciantes até C2 para alunos avançados. As classificações são as seguintes:
BÁSICO (escala A): Pre A1, A1, e A2.
INDEPENDENTE (escala B): B1 e B2.
PROFICIENTE (escala C): C1 e C2.
Fonte: https://www.cambridgeenglish.org/exams-and-tests/cefr/
CAMBRIDGE TESTS
Pre A1 Starters (YLE Starters), A1 Movers (YLE Movers), A2 Flyers (YLE Flyers), A2 Key for Schools (KET), B1 Preliminary for Schools (PET), B2 First for Schools (FCE), A2 Key (KET), B1 Preliminary (PET), B2 First (FCE), C1 Advanced (CAE), C2 Proficiency (CPE), B1 Business Preliminary (BEC Preliminary), B2 Business Vantage (BEC Vantage), C1 Business Higher (BEC Higher)). As pontuações detalhadas de cada um dos testes Cambridge podem ser acessadas por meio dos links de cada exame. Clique no que mais lhe interessa.
BÁSICO (escala A)
Pre A1 Starters (YLE Starters) é um teste destinado a crianças. É a primeira das três Qualificações Cambridge English projetadas para essa faixa etária. Esses testes cobrem tópicos familiares, com foco nas habilidades necessárias para se comunicar bem, introduzindo o inglês escrito e falado no dia a dia. Os alunos fazem o teste em 3 folhas de papel e dura cerca de 45 minutos.
A1 Movers (YLE Movers) é a segunda das três Qualificações Cambridge English. Segue o mesmo modelo de conteúdo e aplicação do teste anterior, com a diferença de que os alunos têm cerca de 1 hora para realizar o teste.
A2 Flyers (YLE Flyers) é a terceira das três Qualificações Cambridge English. Possui as mesmas características dos testes anteriores, exceto pela duração do teste, que tem cerca de 1 hora e 15 minutos.
A2 Key for Schools (KET) é uma classificação que atesta que o aluno sabe usar o inglês para se comunicar em situações simples. Possui as mesmas características dos testes anteriores, exceto que pode ser aplicado tanto no papel quanto no computador. A duração do teste também é diferente, sendo cerca de 2 horas para realização.
INDEPENDENTE (escala B)
B1 Preliminary for Schools (PET) é uma classificação que atesta que o aluno possui domínio do inglês básico e já possui habilidades práticas para o uso diário do idioma. É um teste que pode ser feito tanto em papel quanto no computador. A duração é de cerca de 2 horas e 20 minutos. A pontuação da escala para este teste é: 140–159.
B2 First for Schools (FCE) é uma classificação que atesta que um aluno tem domínio das habilidades do idioma para se comunicar adequadamente em um ambiente de língua inglesa. É um teste aplicado em 4 folhas, tanto em papel como no computador. A duração do teste é de cerca de 3 horas e 30 minutos. A pontuação da escala para este teste é: 160–179.
A2 Key (KET) é uma classificação que atesta que o aluno tem domínio das habilidades do idioma para se comunicar em inglês em situações simples. É um teste que pode ser feito em papel ou no computador. A duração do teste é de cerca de 2 horas. A pontuação da escala para este teste é: 120–139.
B1 Preliminary (PET) é uma classificação que atesta que o aluno tem domínio do inglês básico e é capaz de colocar em prática as habilidades práticas do idioma no dia a dia. É um teste que pode ser feito em papel ou no computador. A duração do teste é de cerca de 2 horas e 20 minutos. A pontuação da escala para este teste é: 140–159.
B2 First (FCE) é uma classificação que atesta que um aluno possui habilidades linguísticas para viver, trabalhar e estudar em um país de língua inglesa. É um teste que pode ser feito em papel ou no computador. A duração do teste é de cerca de 3 horas e 30 minutos. A pontuação da escala para este teste é: 160–179.
PROFICIENTE (escala C)
C1 Advanced (CAE) é uma classificação que atesta que o aluno possui habilidades linguísticas avançadas, desejáveis para empregadores e universidades. É um teste feito em papel ou no computador. A duração do teste é de cerca de 4 horas. A pontuação da escala para este teste é: 180-199.
C2 Proficiency (CPE) é uma classificação que atesta que o aluno possui alto nível de domínio do idioma, tornando-o um competente falante de inglês. É um teste aplicado em 4 folhas, tanto em papel como no computador. A duração do teste é de cerca de 4 horas. A pontuação da escala para este teste é: 200–230.
B1 Business Preliminary (BEC Preliminary) é uma classificação voltada para negócios que atesta aos empregadores a competência do candidato visando um bom conhecimento do inglês de forma prática. É um teste aplicado em 3 folhas, tanto em papel como no computador. A duração do teste é de cerca de 2 horas e 20 minutos. A pontuação da escala para este teste é: 140-159.
B2 Business Vantage (BEC Vantage) é uma classificação voltada para negócios que atesta aos empregadores que o candidato é capaz de realizar negócios internacionais. Este exame também é usado como meio de conseguir um novo emprego, ou mesmo de ser promovido. É um teste aplicado em 4 folhas, tanto em papel como no computador. A duração do teste é de cerca de 2 horas e 40 minutos. A pontuação da escala para este teste é: 160-179.
C1 Business Higher (BEC Higher) é uma classificação voltada para negócios que atesta aos empregadores que o candidato possui um nível avançado de inglês para negócios. É um teste aplicado em 4 folhas, tanto em papel como no computador. A duração do teste é de cerca de 3 horas. A pontuação da escala para este teste é: 180-199.
GMAT
O Graduate Management Admission Test ou Teste de Admissão em Gestão de Pós-Graduação (GMAT) é um exame de proficiência usado em larga escala para admissão em programas de MBA e Mestrado, e tem sido aplicado há 60 anos. Atualmente, o GMAT é aplicado em 650 centros de teste em 114 países.
O GMAT não enfoca a avaliação apenas na proficiência da língua inglesa. No entanto, as melhores habilidades em inglês são essenciais para obter uma boa pontuação. Devido à sua prontidão para os negócios ao fazer o exame GMAT, você precisa abordar uma variedade de habilidades e pontos fortes em áreas importantes para recrutadores corporativos. Assim, são analisados os seguintes:
Escrita analítica – capacidade de avaliar e pensar criticamente, comunicando ideias de uma forma
Raciocínio integrado – capacidade de receber e trabalhar com informações em diversos formatos e fontes diferentes
Quantitativo – capacidade de analisar dados e obter conclusões lógicas, usando habilidades de raciocínio
Verbal – capacidade de ler e compreender textos escritos, avaliar argumentos e corrigir materiais que não estejam em conformidade com o inglês padrão
Total, verbal and pontuações qualitativas: Essa pontuação varia de 200 a 800 pontos. As pontuações verbais e quantitativas variam de 0 a 60.
Pontuação de avaliação de escrita analítica: A Analytical Writing Assessment ou Avaliação da Escrita Analítica (AWA) é baseada na análise de um argumento, a pontuação varia de 0 a 6 em intervalos de meio ponto. A avaliação é avaliada por meio eletrônico, que analisa as características estruturais e linguísticas da escrita, incluindo organização de ideias, variedade sintática e análise de tópicos. A auditoria também pode ser realizada por avaliadores humanos.
Pontuação de raciocínio integrado: Essas pontuações variam de 1 a 8 em intervalos de um dígito.
A maioria das perguntas se concentra em uma resposta que mede a análise em relação a dados complexos, e é necessário responder todas as respostas a uma pergunta corretamente para receber crédito, de modo que as respostas parciais não sejam creditadas.
Em relação ao SCORE, GMAT você pode conferir o quadro explicativo completo aqui.
Seção | Pontuação | Como a seção é pontuada |
---|---|---|
Avaliação de redação analítica | 0.0-6.0 | Cada ensaio é pontuado por um algoritmo mecânico e alguns ensaios são adicionalmente revisados e auditados por avaliadores de ensaio profissionais. As pontuações são calculadas em média para fornecer uma pontuação de seção, relatada em intervalos de 0,5. |
Raciocínio Integrado | 1-8 |
A pontuação do Raciocínio Integrado é baseada no número de perguntas que você respondeu corretamente. Algumas perguntas podem ter várias partes; você deve responder todas as partes de uma pergunta corretamente para receber crédito por essa pergunta. As pontuações são relatadas em intervalos de 1.
|
Quantitativo e Verbal | 6-51 |
As seções de Raciocínio Quantitativo e Verbal são adaptáveis em nível de item e sua pontuação é baseada em três fatores: 1. Número de perguntas que você responde 2. Se suas respostas estão corretas 3. Dificuldade e outros parâmetros das perguntas que você respondeu Você ganhará uma pontuação mais alta se responder a um número maior de perguntas, responder mais corretamente e se qualificar para perguntas de nível de dificuldade mais alto. As pontuações são relatadas em intervalos de 1 e o erro padrão de medição é de 3 pontos. |
TOTAL | 200-800 |
As pontuações totais são baseadas em seu desempenho calculado antes que as pontuações sejam fornecidas para as seções Raciocínio Quantitativo e Verbal. O cálculo bruto é então convertido em um número na faixa de Pontuação Total. As pontuações são relatadas em intervalos de 10. O erro padrão da medição é de 30-40 pontos. |
TOEFL
TOEFL é um acrônimo para definir o Test of English as a Foreign Language ouTeste de Inglês como Língua Estrangeira (TOEFL) ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira. TOEFL é uma marca registrada da Educational Testing Service (ETS). Agora, o TOEFL é aceito por mais de 11.000 universidades em mais de 150 países, incluindo Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e em toda a Europa e Ásia. O certificado TOEFL é emitido pelo Educational Testing Service (ETS), uma organização americana sem fins lucrativos.
Em relação à PONTUAÇÃO, não há pontuação de aprovação ou reprovação para o TOEFL. Cada instituição ou agência define seus próprios requisitos de pontuação, portanto, certifique-se de falar com a faculdade ou universidade para a qual está se inscrevendo para saber qual pontuação precisa para obter no teste.
Para mais detalhes sobre o teste TOEFL, mas não deixe de conferir este artigo que escrevi, que inclui a formatação do teste e o que você precisa para pontuar.
TOEIC
O Test of English for International Communication ouTeste de Inglês para Comunicação Internacional (TOEIC), assim como o TOEFL, provém do ETS, é um sistema de avaliação de proficiência na língua inglesa, amplamente utilizado no mundo, que tem como foco a avaliação voltada para o ambiente de trabalho. Devido à liderança neste setor, e com mais de 40 anos de aplicação, o TOEIC é visto como um padrão a ser seguido para avaliar o inglês, com foco no ambiente de trabalho. Mais de 14.000 organizações em mais de 160 países usam o TOEIC para avaliar a proficiência do candidato.
Existem três modelos de avaliação TOEIC: oTOEIC® Listening and Reading Test, oTOEIC® Speaking and Writing Tests, o TOEIC Bridge® Test.
O TOEIC ® Listening and Reading Test trabalha com habilidades de escuta e leitura, avaliadas conforme necessário, bem como situações da vida real que visam a um desempenho adequado no trabalho em ambiente internacional, em inglês. Como o TOEFL, o teste de compreensão auditiva e leitura TOEIC ® não passa ou reprova os alunos. Apresenta apenas os resultados reais de proficiência do candidato para cada instituição.
Para ver a pontuação detalhada, consulte o pdf fornecido na página do TOEIC.
O TOEIC ® Speaking and Writing Tests visa avaliar a habilidade de comunicação em inglês, tanto na forma escrita quanto falada no local de trabalho.
PONTUAÇÃO para teste falado:
Questões 1 a 9: recebem uma classificação em uma escala de 0 a 3.
Perguntas: 10-11: receba uma classificação em uma escala de 0-5.
Soma das classificações: é aplicada a conversão para uma pontuação de escala de 0–200.
Os níveis de proficiência fornecidos para este teste são oito.
PONTUAÇÃO para teste escrito:
Perguntas de 1 a 5: recebem uma avaliação em uma escala de 0 a 3.
Questões 6–7: receba uma classificação em uma escala de 0–4.
Questão 8: recebe uma avaliação em uma escala de 0–5.
Soma das classificações: é aplicada a conversão para uma pontuação de escala de 0–200.
Os níveis de proficiência oferecidos são nove.
O teste TOEIC Bridge ® é projetado para avaliar e medir a proficiência em inglês de alunos iniciantes a intermediários. Neste teste, as habilidades de escuta e leitura são medidas por meio de questões de múltipla escolha.
Para ver a pontuação detalhada, consulte o pdf fornecido na página do TOEIC.
IELTS
IELTS significa International English Language Testing System e, como o TOEFL, é um teste de proficiência em inglês padronizado internacional para falantes não nativos de inglês. O IELTS foi criado em 1989 e é administrado pelo British Council, IDP: IELTS Australia e Cambridge Assessment English.
O IELTS é aceito por várias instituições acadêmicas australianas, britânicas, canadenses, irlandesas e da Nova Zelândia, além de mais de 3.000 instituições acadêmicas nos Estados Unidos e por várias organizações profissionais em todo o mundo. O IELTS tem a vantagem de ser o único Teste de Língua Inglesa aprovado pelo Departamento Britânico de Vistos e Imigração (UK Visas and Immigration). Bem como uma alternativa aos pré-requisitos exigidos para processos de imigração para Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
O IELTS pertence ao British Council, IDP Education e Cambridge English Language Assessment. O diploma é emitido pela Cambridge English Language Assessment, com sede na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Para a pontuação IELTS, não há pontuação mínima para passar neste teste. O IELTS não emite um resultado de aprovação ou reprovação. Em vez disso, uma pontuação de 0-9 é atribuída a cada um dos estágios do teste, o que reflete diferentes níveis de proficiência no idioma inglês. O que acontece é que um resultado do IELTS ou Test Report Form ou Formulário de Relatório de Teste (TRF) é emitido para todos os participantes, e a pontuação é classificada da seguinte forma: “faixa 1” (não é usuário do idioma) variando até “faixa 9” (usuário especializado língua). Na verdade, cabe a cada instituição ou processo de imigração estabelecer uma pontuação necessária.
Não deixe de conferir este artigo que escrevi sobre a diferença entre o TOEFL e o IELTS para obter mais informações sobre o exame IELTS.
Diga-me aqui nos comentários, quais exames de proficiência estão faltando nessa lista? Para qual você está estudando?